BAIRRO BEIRA RIO
BAIRRO BEIRA RIO

As chuvas de março castigaram o bairro Beira Rio, distrito de São Gonçalo do Abaeté na divisa com o município de Três Marias. A reportagem da TV Três Marias (emissora local do município) esteve no local para verificar os prejuízos causados no bairro. A água invadiu casas, o posto de saúde e até o Subdestacamento da Polícia Militar. A situação preocupa moradores, ruas do distrito foram alagadas, o que obrigou as pessoas a passarem com água até os joelhos para atravessar algumas ruas. A rua que dá acesso à escola também ficou alagada.

A água invadiu várias casas do bairro. Esta moradora caminha com água praticamente até os joelhos.

A prefeitura de São Gonçalo do Abaeté reclama da falta de apoio do governo do Estado, mas tenta resolver a situação. O Beira Rio possui apenas dez ruas e pouco mais de 350 terrenos. Vários moradores disseram que a situação é bem pior neste ano.  “Nunca aconteceu nos últimos anos, na minha casa a situação está complicada.” Comenta Adilson que reclama da falta de vazão da água em várias casas e conta com o apoio das autoridades. “A situação está muito difícil, toda vez que chove minha casa fica desse jeito. A água invadiu vários cômodos e trouxe até bichos para dentro de casa. A gente reclama, mas aí o sol aparece e fica por isso mesmo”, diz outra moradora.

Na rua 4, É a primeira vez que acontece isso na casa de Eliseu. A água derrubou um muro e invadiu a cozinha, sala e banheiro de sua casa. Ele reclama da falta de manutenção. Outro morador disse que as próprias pessoas obstruíram o dreno da rua. “Não houve manilhamento e os moradores tamparam o dreno, se não consertar isso, todo ano que chover será a mesma coisa”, relata.

Os riscos de doenças também aumentam, pois a água que invadiu residências e ruas está contaminada com as fossas. Apesar do distrito contar com água da Copasa, muitas pessoas continuaram com as cisternas e agora estão no prejuízo.  Além do risco de contaminação, moradores se arriscam andando pelas ruas alagadas.

Na tentativa de amenizar a situação, a prefeitura de São Gonçalo do Abaeté contou com apoio de uma construtora, que enviou uma máquina ao local para realizar  drenagem nos pontos mais críticos do bairro. O Cabo Carlos da Polícia Militar do Beira-rio disse que estão sendo feitas ocorrências, que podem auxiliar no ressarcimento para quem sofreu prejuízos com as chuvas  no distrito.

 


ONLINE
1